Carro ou Moto: Saiba como escolher o ideal para você

Carros e motos dividem as ruas brasileiras constantemente. Muitos motoristas tem os dois e alguns sonham em ao menos um. Se a verba permite uma única compra, é interessante avaliar qual seria o melhor para o seu uso. Saiba mais!



As vantagens de um carro na garagem

Quando se trata de locomoção fácil e abandonar de vez o transporte público tanto carro como moto atendem muito bem ao motorista. Contudo, cada um envolve uma necessidade.

Os carros são mais confortáveis para uma viagem ou um longo período no trânsito, sem sombra de dúvida. Famílias com crianças pequenas precisam de mais poltronas com conforto e segurança e isso infelizmente o veículo sob duas rodas não pode proporcionar.



O conforto do carro é um dos pontos mais levados em conta. Nos dias frios há a proteção contra a chuva (a capa de couro do motociclista não é tão boa) e nos dias quentes o ar condicionado proporciona alívio. 

Ainda deve-se pensar na estabilidade de dirigir um carro. As variáveis nas motos são muito grandes e os acidentes costumam ser mais graves. 

Em se tratando de impostos ter um carro não é muito em conta. O IPVA é anual mas é muito mais elevado que em uma moto. Quanto mais novo (ano de fabricação) for o veículo mais alto é o valor do seu imposto. 

As vantagens de ter moto

Os custos de ter uma moto são muito menores e este é um ponto importante a ser levado em consideração. A economia já começa com estacionamento. Em muitos estabelecimentos a taxa de uma moto estacionada é bem menor. 

Encher um tanque de uma moto é muito mais rentável. Obviamente o espaço é menor, mas também há a economia. Alguns modelos chegam a fazer 40 quilômetros com um litro. Este número nunca será alcançado com em um veículo com quatro rodas por melhor que ele seja. Para quem trabalha em um veículo sob rodas pode valer muito mais a pena.



A manutenção também é muito mais barata. As peças são mais em conta (mesmo modelos recém lançados ou muito antigo) e a revisão é bem mais em conta. 

Contudo, não é um dos mais confortáveis para longos trajetos. Há o diferencial de poder se espreitar no trânsito e se livrar do engarrafamento mas não é uma prática segura. 

Carro ou moto: qual o melhor?

Cada tem possui seus pontos positivos e negativos. Na verdade a escolha vai de acordo com o uso. Para apenas um único usuário rodar longas distâncias por dia pode ser vantajoso financeiramente ter uma moto na garagem. Mas em se tratando de viagens o carro sai na frente por ser conforto e permitir carregar muitas malas. 

Ter os dois na garagem pode não parecer compensador por ter duas manutenções mas o gasto com combustível de um carro pode compensar no custo final. Alguns motoristas usam os carros nos fins de semana mas no dia a dia ficam com a economia de ser motociclista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 Livros infantis para crianças lerem

Como melhorar a oratória em 5 passos? Veja aqui!