Como melhorar a oratória em 5 passos? Veja aqui!

Falar em público deixou de ser um privilégio para se tornar uma necessidade. Não são apenas palestrantes os responsáveis por um diálogo aberto para muitas pessoas. Em alguns momentos a empresa pode pedir isso ao empregado, ou na igreja, dentre outras situações. A boa notícia é ser possível trabalhar e melhorar a oratória com cinco passos simples.


Como melhorar a oratória em 5 passos

Falar em público não é um dom de todos mas pode ser trabalhado. Uma dica bacana é buscar cursos para quem possui a necessidade mas nunca trabalhou a metodologia. Em todas as cidade há opções de bom cursos de oratória como o senac RJ 2018, com custo baixo ou gratuito. 

Para quem já possui a necessidade e quer melhorar o discurso há sempre boas dicas. Confira cinco a seguir. 

Mostre confiança

Este é o primeiro passo para conquistar o público. Os sinais clássicos de nervosismo são mexer na roupa várias vezes, transpiração excessiva movimentar muito os braços. Tente controlar todos esses sinais com um pouco de treino.  Uma das melhores formas de adquirir confiança em falar em público é conhecer bem o tema do discurso. Se for um tema novo para você leia um pouco mais sobre ele, assistia vídeos, busque informações atualizadas. Quanto mais conhecimento tiver melhor será sua desenvoltura diante do público. 

Treine muito

Nunca falou em público? Há muitos métodos para treinar em casa e fazer bonito no momento certo. O mais comum é ler o discurso na frente do espelho. Busque focar em seus próprios olhos, assim terá uma noção de quais expressões serão melhoradas.  Uma boa dica é buscar uma pequena audiência em casa. Pode ser com a esposa ou filhos, amigos ou pais. Eles podem ouvir as suas palavras e você já subirá no palco pela segunda vez. Não será mais a estreia. 

Crie uma personagem para ser vista apenas no palco

Você com certeza conhece alguém muito tímido mas com uma personalidade completamente diferente quando está diante do público. É um truque comum usado por atores e com ótimo resultado para quem quer falar em público.  Pode ser algo mental como "hoje eu sou uma grande palestrante de sucesso". Uma ideia simples trabalhada muitas vezes melhora o ego e aumenta a confiança. 

Respire e fale com calma

Falar nervosamente para acabar rápido é um dos erros mais comuns dos oradores. Os problemas gerados por isso são vários, desde atropelar as palavras até se perder nas ideias e gaguejar. Não há problema algum falar mais devagar e ir acelerando aos poucos.  Faça pausas na conclusão de uma ideia. Isso ajuda a regular a respiração, acalmar o ânimo e melhorar o discurso. 

Não fixe em alguém, mas olho nos rosto dos convidados

Um palestrante evitando o olhar dos convidados mostra sinais claros de nervosismo e não prende e atenção do público. Em contrapartida existem alguns que fixam o olhar em uma única pessoa. Não é bacana também.  Alterne a visão em alguns rostos. Isso mostra o quanto você se importa com a compreensão deles sobre a explanação e aumenta sua confiança. 

FONTE

Comentários

  1. Adorei a postagem e todas as dicas!
    Estar de volta aqui na blogosfera, e em seu blog é muito bom!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

7 Livros infantis para crianças lerem

Carro ou Moto: Saiba como escolher o ideal para você