11 Dicas para Chegar Preparado a Prova do Encceja

O Encceja é uma avaliação que permite que pessoas que não conseguiram concluir a escola, conquistem um diploma. Diversas circunstâncias podem levar alguém a desistir da ensino fundamental e do ensino médio, por isso o Encceja é uma ótima oportunidade.  Mas para alcançar o diploma é preciso estar preparado para o exame, você sabe como?

Confira a seguir 11 dicas para chegar preparado para a prova do Encceja:


O Encceja corresponde ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). O exame permite a conquista do diploma do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A inscrição para o exame é gratuita e é fácil ser realizada!

Para quem quer participar do exame em breve e mudar o seu futuro, deve ficar atento ao edital do simulado ENCCEJA 2019. As provas são divididas em 4 etapas com 30 questões de múltipla escolha e se você quiser estar preparado para ter sucesso no exame, confira as dicas a seguir:

Apostila

O Encceja dispõe de apostilas preparatórias que contém todo o assunto que irá estar presente nos exames. Esta é uma ótima opção, principalmente para quem tem pouco tempo para estudar e precisa ter foco. A apostila é muito objetiva e pode ser uma grande aliada de quem quer alcançar o diploma através do exame.

Rotina de estudos

O Encceja é um exame de conhecimentos gerais, por isso, é importante ter uma rotina para conseguir visualizar todo o conteúdo da prova. Separe uma lista com os conteúdos e os estude 2 h por dia.

Exercite

Só a leitura não basta! Você precisa resolver questões após o estudo de cada conteúdo a fim de fixar a matéria.

Provas

Uma boa dica é buscar pelos exames antigos do programa, no intuito de se familiarizar com as questões e o tipo de prova.

Calcule o tempo

Realizar exames anteriores do Encceja irá permitir que você estabeleça quanto tempo pode passar resolvendo cada questão, assim você conseguirá responder com precisão a maioria das questões.

Leia

É importante ler todo o material disponível para o exame constantemente, mas sem pressa!

Leia notícias

Você deve ler todo o material da apostila Encceja,mas é importante também ler notícias, jornais, revistas e livros. Assim você estará preparado para redação!

Redação

Além de ler bastante e estar por dentro dos assuntos atuais, você deve praticar a redação. Procure temas na internet e coloque a escrita em prática!

Não acumule conteúdo

Se você seguir a sua rotina de estudos, não irá acumular a matéria. O exercício para fixação também irá ajudar nesse ponto.

Revise

Quando estiver mais próximo do exame, releia todas as questões e anotações pessoais e se possível realize uma revisão de exercícios.

Descanse

Esta dica é para os últimos dias antes da realização do exame. É importante que você esteja relaxado e tenha dormido bem, o cansaço não vai ajudar em nada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro ou Moto: Saiba como escolher o ideal para você

Como funciona o PRONATEC? Tire dúvidas!

Como melhorar a oratória em 5 passos? Veja aqui!