É possível entrar na universidade sem finalizar o ensino médio?

O mercado de trabalho mantem suas exigências altas e para acompanhar esta constante, é preciso ter um currículo a altura. Por isso, o ingresso na faculdade é o meio mais seguro de começar a sua carreira.

Mas e quando o estudante não concluiu o seu ensino básico, será que ele pode conseguir o seu diploma? Se você quer saber se é possível entrar na universidade sem finalizar o ensino médio, leia o texto a seguir e entenda:


O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi uma forma de padronizar o ingresso dos estudantes em universidades públicas e privadas do país. Anualmente, os estudantes se preparam para concorrer a vagas e bolsas de estudo.

O exame se divide em dois programas: o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é direcionado para as vagas do ensino particular e proporciona a distribuição de bolsas parciais e integrais; e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é destinado para as vagas do ensino público.

Para quem está se perguntando, se é possível ingressar em uma universidade sem ter concluído o ensino médio de ensino, vale lembrar que é preciso apresentar uma certificado de conclusão do mesmo. Quem não pôde concluir o ensino básico tem a oportunidade de conquistar seu certificado de conclusão através de uma inciativa muito importante do Governo Federal. Saiba mais a seguir:

Certificado do Ensino Médio

Várias situações podem acabar atrasando os estudantes no ensino fundamental e no ensino médio. Quando se ultrapassa a média de idade para se estar em uma destas categorias, é recomendado realizar a prova do Encceja.

O Encceja é um exame que permite aos que tirarem nota mínima, a conquista do certificado do ensino fundamental e do ensino médio. Com o documento, os estudantes podem se inscrever no Enem e concorrem a uma vaga na universidade.

Para os interessados, vale a pena conferir todos os requisitos para as inscrições Encceja 2019 e não perder os prazos. O exame já proporcionou certificação para várias pessoas.

Como se inscrever?

Vale lembrar que a inscrição para o exame é totalmente gratuita. No período de seleção, o estudante deverá acessa o site oficial do Encceja e preencher corretamente todos os dados.

Depois de concluir toda a inscrição, ficará disponível para você a pagina do participante do Encceja 2019em que você visualizará as suas informações e dados importantes como o local de prova.

Qualquer mudança deverá ser realizada nesta página, portanto, fique atento a coerência dos dados e a data da realização da prova. Se inscreva e garanta o seu certificado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Problemas comuns com a documentação de veículos usados

Carro ou Moto: Saiba como escolher o ideal para você

Como melhorar a oratória em 5 passos? Veja aqui!